Considerada umas das cidades mais românticas e fotografadas do planeta, Veneza foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas formadas por cerca de 150 canais. Estas ilhas estão ligadas por cerca de 400 pontes.
O transporte é feito apenas na água e a pé, como era antigamente. Os visitantes podem apanhar os barcos-táxis entre as várias áreas da cidade.
Os barcos a motor (vaporetto) servem para fazer viagens regulares ao longo das rotas principais dos canais da cidade e entre as ilhas e são utilizados pelos Venezuelanos. Já as gondolas são usadas pelos turistas, para casamentos ou para algum evento religioso.
Aqui nasceram os Papas Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X.
E o sítio que todos devem visitar é a Ponte dos Suspiros.

Com salas de interrogatório e velhas prisões, esta ponte servia de ligação entre o Palácio dos Doges e as novas prisões, ou Prigioni. Os reclusos, ao atravessarem a ponte, para serem levados para as suas celas ou para o local da sua execução, soltavam um suspiro ao olhar uma última vez para a paisagem de Veneza.
Existe uma outra teoria sobre esta ponte. Para algumas pessoas, os suspiros vinham dos casais apaixonados ou dos eternos românticos, pois, segundo a lenda, se um casal de namorados/apaixonados se beijarem no exacto momento em que a atravessam de gôndola, na altura do pôr-do-sol, o seu amor durará para sempre.
Espero que tenham gostado! Já visitaram Veneza? Que acharam? Ficaram com vontade de lá ir?